O museu desenvolve duas actividades distintas, uma dirigida à comunidade local e estudantil, a actividade intra-muros, afecta aos três espaços expositivos de que dispõe e outra extra-muros, dirigida ao exterior, nomeadamente às Escolas Primárias, Preparatórias e Secundárias do concelho (Projectos como a Área Escola e que nem sempre implicam a exposição de objectos, passando antes pela organização de pequenos seminários, palestras e visitas a monumentos ou estações naturais ou arqueológicas do concelho), actividade dirigida ainda às Sedes de Junta de Freguesia (exposições temporárias sobre o património da freguesia em causa) e às associações locais com preocupações com o património cultural e/ou natural.

AGENDA

1) Roteiros no Museu

Roteiro 1

2º Andar - Sala de Arqueologia e História
Colecção Permanente "Do Paleolítico aos nossos dias"

Data: 1 de Janeiro a 31 de Dezembro

Da responsabilidade dos Serviços de Arqueologia da Câmara Municipal de Esposende apresenta, num percurso diacrónico, o importante espólio arqueológico e histórico do concelho, devidamente contextualizado graças ao uso de macro fotografias e objectos reais contextualizados.

Destina-se ao público adulto e às escolas a partir do 2º ciclo.

Tempo de visita: 45 minutos.

1º Andar - Sala de Etnografia e Cultura Material
Colecção Semi-Permanente "O Mar, O Campo e os Ofícios"
Data: 1 de Janeiro a 31 de Dezembro

As actividades económicas tradicionais, oriundas dos mundos rural e piscatório, foram o pretexto para uma mostra das potencialidades do concelho no tocante à cultura dita material, cujos testemunhos, feitos dos mais diversos objectos, traduzem a forma de pensar e agir, os usos e costumes das populações envolvidas. Abordagem temática e modular, é dirigida à comprensão da história local e regional.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 45 minutos.

Rés-do-Chão - Sala dos Azulejos
Colecções Temporárias:
1. "O Menino Jesus, a Sagrada Família e o Presépio - o sagrado da natalidade"

Data: 20 de Dezembro de 1997 a 31 de Janeiro de 1998

Envoltas pela expressividade do tempo e do espaço, apresentam-se algumas peças oriundas de colecções particulares alusivas à quadra natalícia e ao sagrado da natalidade.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

2. "A Arqueologia e o Mar"
Data: 7 a 15 de Fevereiro de 1998

Integrada no Seminário de Arqueologia Subaquática, apresenta alguns objectos provenientes dos salvados de naufrágios da costa de Esposende.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

3. "Natércia de Sousa Cruz- Aguarelas"
Data: 20 de Fevereiro a 8 de Março

Apresenta-se uma selecção da obra de Natércia de Sousa Cruz que já expôs no Museu Municipal de Esposende em Julho de 1994. Com mais de 20 anos de experiência plástica são no entanto as suas aguarelas molhadas o que mais reflecte o seu gosto e sensibilidade para as fragâncias, texturas e nuances naturalistas.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

4. Pintura de Sónia Ribeiro
Data: 27 de Março a 12 de Abril

Natural do Brasil Sónia Ribeiro expõe uma selecção da sua intensa actividade plástica onde é presente a sensibilidade para o Surrealismo, o sacro e a Pop Arte, em trabalhos onde figuram as mais diversas técnicas, como o bico de pena, o óleo sobre tela, o acrílico ou as técnicas mistas. A mostra apresenta como tema principal o sacro, desenvolvido por algumas peças de inspiração barroca, enquadrado no ambiente característico da quadra pascal minhota.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

5. " Gravura de Carlos Cancelinha"
Data: 16 a 30 de Abril

Em colaboração com a Associação de Gravura da Amadora e integrado na VI Bienal de Gravura da Amadora apresenta-se uma mostra de alguns trabalhos do artista premiado com o Prémio de Edição na V Bienal de Gravura da Amadora (1996), Carlos Cancelinha. O Autor está radicado num dos mais importantes centros de produção de gravura do norte, a cidade do Porto, tendo desenvolvido trabalhos com a E.S.A.P e a Cooperativa Árvore.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

6. "Instrumentos Musicais Tradicionais"
Data: 30 de maio a 12 de Junho

Com a colaboração da Escola de Música de Esposende, mostra de alguns instrumentos musicais tradicionais. Da Animação desta Exposição constam ainda um Recital de Música Clássica com instrumentos de corda no dia 30 de Maio e um Recital de Música Clássica com Pianista e declamador no dia 10 de Junho.

Destina-se a todos os publicos.

7. "Pintura de Jorge Vilaça"
Data: 15 a 30 de Junho

Jorge Vilaça apresenta algumas das suas peças favoritas, aguarelas e óleos, esculturas e instalações. Destaque para as suas instalações no exterior.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

8. "Mostra de Arte Contemporânea"
Data: 1 de Julho a 30 de Setembro

Integrada no seminário da Pedra, com a colaboração da Galeria de Arte "Mário Sequeira" (Tibães), apresenta-se uma selecção de arte contemporânea. O ponto de partida para esta mostra passa pela divulgação da arte moderna, pintura e escultura, enquadrando-se naturalmente num contexto mais amplo da expressão artística e dos seus admiradores, no seguimento da Mostra Internacional de Escultura Contemporânea, Esposende'97.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

9. " Pintura em Porcelana de António Meira"
Data: 1 a 30 de Setembro

Natural de Esposende, António Meira Marques escolheu a sua terra natal para uma das suas exposições de pintura em porcelana. Com escola de Maria Lúcia Roldão Conde , destaca-se da sua obra em suporte de porcelana as paisagens, brasões, candeeiros, terrinas, molduras e flores.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

10. "Um Grande Jardim em Arte Postal"
Data: 1 a 30 de Dezembro.

Em colaboração com o Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian, é um projecto de Dinamização Pedagógica relativo à Arte Postal cujo tema é " Educação, Arte e Cultura". Mostra de trabalhos em Arte Postal realizados em diversos pontos da Rede de arte postal em Portugal.

Destina-se a todos os publicos.

Tempo de visita: 30 minutos.

2) Roteiros no Exterior

ROTEIRO 2

Neste roteiro sugere-se a visita à cidade de Esposende a partir do edifício do Teatro-Club (Museu), passando pela Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Esposende com destaque para a Capela dos Mareantes no seu interior, o edifício dos Paços do Concelho, as fachadas do início do século da Rua 1ª de Dezembro (Rua Direita), a Igreja Matriz e o seu Órgão de Tubos e o Museu de Arte Sacra.

Animada por guia do Museu.

Tempo de visita: 60 minutos.

ROTEIRO 3

Neste roteiro sugere-se não só a visita organizada pelo Museu em autocarro municipal como a visita particular e em viatura própria ao Concelho de Esposende.

Inicia-se junto do Museu, volta à estrada nacional em direcção a Barcelos e segue em caminho municipal para Palmeira de Faro. Passa pelas vistas panorâmicas do Monte Faro (Palmeira), do Monte de S. Lourenço (Vila Chã), parando aqui para visitar a Estação Arqueológica do Castro de S. Lourenço com o seu núcleo habitacional musealizado. Seguindo para norte em direcção a Antas, passar pelos Moínhos oitocentistas da Abelheira. Retomando a estrada municipal a norte, visitar o Dólmen da Portelagem. Em Belinho visitar a Quinta do Poeta António Correia de Oliveira e no regresso a Esposende, passar em Goios na Casa Museu Atelier Henrique Medina.