Eiras Velhas
Povoado fortificado
     Cronologia: Proto-História / Romanização

Lugar : Eiras Velhas
Freguesia : Este-S. Mamede
Concelho : Braga
Código Administrativo : 030344
Latitude : 512,9
Longitude : 182,3
Altitude : 478m

Acesso : O acesso a este povoado faz-se a partir da E. N. 103, no lugar de Rita, até ao campo de futebol local, por estrada florestal.

Quadro físico : A estação ocupa a parte mais elevada do monte de Eiras Velhas, que se desenvolve num extenso esporão, paralelo ao rio Cávado, na vertente norte da Serra do Carvalho. Possui uma posição topográfica assinalável, dominando o vale daquele rio.

Trabalhos Arqueológicos : Não são conhecidos quaisquer trabalhos arqueológicos no local.

Descrição arqueológica : O povoado possui quatro linhas de muralhas, mais ou menos concêntricas, definidas por taludes, que criam tabuleiros artificiais. A zona mais alta corresponde a uma extensa acrópole, onde se assinalam derrubes de estruturas cobertas por vegetação rasteira. Num rasgão do terreno provocado, pela abertura de uma estrada florestal, recolhem-se fragmentos de cerâmica indígena de fabrico micáceo e de cerâmica romana, nomeadamente de ânforas e de tégulas . Os achados permitem considerar que o povoado foi romanizado, devendo ter tido uma certa importância, dada a sua proximidade em relação à via XVII, que passa a meia vertente da Serra do Carvalho.

Interpretação : Povoado fortificado romanizado.

Interesse : Apesar de não serem perceptíveis estruturas, o local oferece interesse paisagístico sobre o vale do Cávado, permitindo compreender a original implantação dos povoados proto-históricos de maior altitude, situados na bordadura dos vales

Bibliografia

Autor : Manuela Martins

Data Última Actualização : 04-FEV-1998