S. Miguel-o-Anjo
Aras; Miliário
     Cronologia: Romanização

Lugar : S. Miguel-o-Anjo
Freguesia : Prozelo
Concelho : Amares
Código Administrativo : 030117
Latitude : 517,1
Longitude : 180,4
Altitude : 85m


Quadro físico : Procedentes do lugar de S. Miguel-o-Anjo, junto à capela do Anjo da Guarda, são conhecidas duas aras . No largo da capela existe ainda um miliário , que serve de cruzeiro e que se encontra deslocado.

Descrição arqueológica : Ara 1: ara em granito anepígrafa. Encontra-se actualmente recolhida na capela. Quer a parte superior, quer a inferior são molduradas: a superior, por uma série de cinco frisos ; a inferior possui apenas dois. Em cima observam-se vestígios do foculus. Dimensões: 60x26x20(31); campo epigráfico: 25x26. Ara 2: ara em granito, com inscrição. Encontra-se no Museu dos Biscainhos, em Braga. A peça está bastante degradada. O seu lado direito foi alterado provavelmente por uma reutilização. Na parte superior são visíveis restos do foculus. Em baixo, existem vestígios de um soco, sob duas molduras que orlam a parte inferior da peça. Dimensões: 81,5x27x26; campo epigráfico: 41x23,5; letras: 5,5 .../ CAND / EBERO / NIO CA / EDVRA / DI A Candeberónio Cedurádi

Interpretação : O monumento parece dedicado a uma divindade indígena de origem céltica, sendo provavelmente do século I.

Depósito : Ara 2 - Museu dos Biscainhos.

Bibliografia

Autor : Manuela Martins

Data Última Actualização : 04-FEV-1998