Miranda
Igreja      Cronologia: Idade Média

Lugar : Miranda
Freguesia : Miranda
Concelho : Arcos de Valdevez
Código Administrativo : 160121
Latitude : 540,7
Longitude : 169,3
Altitude : 500m

Acesso : Junto à aldeia de Miranda. O acesso faz-se por estrada municipal, a partir da estrada nacional EN.303 (ligação Arcos de Valdevez - Paredes de Coura). O monumento não está sinalizado.

Descrição arqueológica : Na capela-mor da actual igreja paroquial de Miranda conserva-se parte da ábside rectangular do templo românico que serviu o extinto mosteiro beneditino de Miranda, mosteiro que, coutado pelo rei Sancho I em 1207 e posteriormente beneficiado por Afonso II e Afonso III, encontraria na exploração pastoril das amplas pastagens planálticas do território envolvente a principal razão económica da sua implantação. Da edificação medieval da igreja deste mosteiro, profundamente alterada por sucessivas remodelações, restam alguns troços de cachorradas com modilhões lisos, sugerindo uma cronologia em torno da primeira metade do século XIII.

Interpretação : Igreja de fundação baixo-medieval.

Interesse : Embora razoavelmente conservados e apesar de interessarem ao estudo da difusão das arquitectura e decoração românicas, os elementos descritos não têm, no contexto regional, grande valor patrimonial nem revestem particular significado histórico.

Bibliografia

Autor : Luís Fontes

Data Última Actualização : 04-FEV-1998