Ponte de Varziela
Ponte      Cronologia: Idade Média

Lugar : Varziela
Freguesia : Castro Laboreiro
Concelho : Melgaço
Código Administrativo : 160302
Latitude : 562,9
Longitude : 198,9
Altitude : 950m

Acesso : Junto à "inverneira" de Varziela, cerca de 1,5 kms para nascente de Castro Laboreiro. O acesso faz-se a partir do lugar seguindo o caminho antigo em direcção a castro Laboreiro. A Varziela chega-se pela estrada municipal que prolonga a EN.202-3 até à fronteira da Ameixoeira. O monumento não está sinalizado.

Descrição arqueológica : Ponte sobre o rio da Varziela, de um arco de volta perfeita alicerçado na rocha granítica que aflora nas margens, através de paramentos de aparelho rude em mamposteria de calhaus e blocos graníticos mal afeiçoados. O aro do arco, que cobre um triedro de cerca de 6 metros de comprimento e quase 5,5 metros de altura, apresenta um aparelho mais cuidado, observando-se no intradorso os orifícios para encaixe do cimbre. O tabuleiro, em cavalete muito pouco pronunciado, é lajeado e guarnecido por guardas pétreas, tem de largura menos de 3 metros e vence um triedro total superior a 8 metros. Encontra-se razoavelmente conservada, embora apresente excesso de vegetação arbustiva nos paramentos.

Interpretação : Podendo não ser uma construção cronologicamente medieval, como parece indicar a ausência de siglas de canteiro , revela características técnicas e formais dessa época, servindo a antiga via que por aí passava.

Interesse : Estamos perante uma obra de arte viária talvez tardo-medieval ou já moderna, relacionável não apenas com a rede de comunicações vicinais de Castro Laboreiro, servindo as aldeias da margem esquerda do vale do rio Laboreiro, mas sobretudo com a rede viária regional minhoto-galaica que colocava Castro Laboreiro na ligação entre Melgaço ou Arcos de Valdevez e Bande, por Entrimo e Lobios. Embora não se conheça qualquer referência documental, este monumento tem grande importância para a compreensão da organização do povoamento e comunicações medievais regionais. Apesar de classificado como IIP (Dec. 1/86 de 3-1), este monumento não possui nenhum elemento qualitativamente distintivo, constituindo um valor patrimonial vulgar.

Bibliografia

Autor : Luís Fontes

Data Última Actualização : 04-FEV-1998