Na Sala - Museu de Arqueologia do Município de Baião, situada na Casa da Cultura, Rua Eça de Queirós, encontra-se depositado o espólio resultante das escavações arqueológicas integradas no projecto do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, iniciado em 1978.

Esta exposição foi criada em 1988, no âmbito das comemorações dos dez anos do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, aquando da realização do Congresso de Arqueologia do Noroeste Peninsular.

Actualmente, a Câmara Municipal de Baião está a desenvolver um projecto de Valorização e Dinamização do Museu Municipal, aprovado pelo PRONORTE e co-financiado pelo FEDER, com vista a uma total reformulação da actual Exposição Permanente.

Pretende-se criar um espaço que permitirá aos diferentes tipos de público conhecer os vários sítios arqueológicos estudados e o seu espólio mais significativo. Dado o tipo de público maioritário que visita o Museu - público escolar - e o tipo de espólio depositado - parco e pouco significativo - a Exposição Permanente terá uma vertente muito mais didáctica - pedagógica.

A existência de uma maquete com cerca de 100 figurinhas humanas que pretenderá ilustrar as várias fases de construção de um dólmen é um bom exemplo da nova filosofia deste novo espaço que estamos a criar.



© Museu de Baião 1999